Cavernas Santa Izabel Maricá


>> Início :: Turismo :: Maricá - RJ :: Cavernas Santa Izabel Maricá




Este último domingo foi realizado mais uma atividade do Grupo Granito de Montanhismo, unidade São Gonçalo, com destino as famosas grutas de Santa Izabel na Cidade de São Gonçalo – RJ.

As cavernas de Santa Izabel atraem turistas de todo Estado do Rio de Janeiro a fim de fazer uma excelente caminhada de 50 minutos isso pelo caminho via centro de Santa Izabel.

Ao final da trilha você encontra as grutas e sua maravilhosa paisagem ao redor.

Avistamos vários grupos de pessoas passeando pelas trilhas até as grutas.

Primeiro: Um grupo de ciclistas como mostrado nas fotos
Segundo: Um grupo de trancking
Terceiro: Um grupo de motocilistas estilo trail
Quarto: Um grupo de montadores de cavalos.
Quinto: Um pequeno grupo tomando banho no que restou da cachoeira.

O Fim da cachoeira

A  cerca de 10 anos, tínhamos uma cachoeira não muito grande mais de águas limpas e corrente neste trajeto, não sabemos ao certo o que ouve, no entanto avistamos muitos despachos em alguns pontos da cachoeira, uma represa e sinais de fogo próximo da nascente.



Tudo isso contribuem para o fim de qualquer cachoeira. Devemos sempre preservar, retirar o lixo e orientar as pessoas, não importa de quem é a culpa, boas ações geram mais boas ações.

Um pouco sobre as Grutas

Propriedade da Fazenda Santa Edwiges, atualmente existem 22 cavernas em uma extensão total de aproximadamente 10.000m2 essas cavernas eram naturais porém com as explorações de minério levou ao estouro do lençol freático formando mais cavernas artificiais.

No local possuem cavernas com 30m de altura e cerca de 100m2. Pode-se praticado rapel, trilhas de moto e bike e até mergulho porém com especialistas, pois devido à poeira depositada ao fundo, em caso de batidas a poeira levanta e o mergulhador poderá se perder nos labirintos.

Há grande biodiversidade de morcegos e infinidades de insetos que se alimentam coma as fezes dos morcegos. Presença de estalactites e estalagmites: não possui Extensão de percursos com segurança: não possui Visibilidade interior: não possui Características da Paisagem Circundante:

À caminho das cavernas existem trilhas que possibilitam o acesso. Ao entorno do atrativo, pode-se avistar a paisagem de mata fechada com existência de répteis (cobras), assim como morcegos e outros. Para quem não sabe as cavernas de Santa Izabel foi eleita como uma das 7 maravilhas de São Gonçalo no site.

Ficando em 4º lugar com 255 votos http://www.sevenmovies.com/7maravilhas/

Perigo

Como dito acima nunca entre no lago sem especialista, Andre Paiva em 2004 perdeu seu amigo “Kpinha” no lago por ter dado câimbra e se afogou. E-mail do Andre: [email protected] Orkut do Andre:

Mapa do local:

http://www.panoramio.com/photo/23200968 Se você gosta de aventura e quer contribuir para uma melhor geração, acesse o links abaixo: Comunidades online: FacebookOrkutSite oficial

Perfis dos membros:

Facebook: Thiago e LivynaRoque
Orkut: Felipe CasteloFelipe RodriguesLivynna – 

Fotos:














Um comentário em “Cavernas Santa Izabel Maricá

  • 11 de agosto de 2015 em 23:29
    Permalink

    aqui é o andré o cara do email “minaselegal” o cara que teve um amigo que morreu na caverna, estou aqui para mostrar o caminha que eu fiz usando o google earth para chegar na caverna! espero que fique mais fácil de se chegar la com o meu mapa que fiz… vou deixar aqui o link para o vídeo e espero que isso ajude… e lembrando não nadem sozinho no lago mas a água gelado por causar cãibra e se não haver alguém por perto você pode afundar e morre afogado! foi o que aconteceu com meu colega Kapinha http://www.youtube.com/watch?v=SXJEylsaO2k

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *