O Primeiro Easter Egg dos Videogames


>> Início :: Jogos :: O Primeiro Easter Egg dos Videogames



Se você joga muito videogame, com certeza, em algum momento já se deparou com algum Easter Eggs. As produtoras de jogos amam colocar em algum de seus produtos algumas “mensagens escondidas” ou referenciais.

Mas de onde surgiu esse nome?

O termo: Easter Egg é uma referência à caça aos ovos que acontece durante a páscoa nos Estados Unidos. No Brasil quase não há esse costume, mas os americanos tem uma tradição de, durante o dia de páscoa, os pais escondem os ovos de chocolate e os filhos procuram. No mundo dos games, Easter Egg se refere a curiosiades escondias, mensagens ocultas ou até mesmo à uma piada interna.

Qual foi o Primeiro Easter Egg?

O Primeiro Easter Egg se encontra no jogo Adventure, do Atari 2600. O jogo foi lançado em 1979, e durante o desenvolvimento do jogo, o programador Warren Robinett, inseriu o Primeiro Easter Egg da história dos videogames.



No meio do jogo, há uma entrada secreta, e dentro dela há um ponto cinza, se levar esse ponto cinza para o caminho da direita, você atravessa a parede e entra em uma sala que está escrito “Created By Warren Robinnett”, que em português, quer dizer “Criado por Warren Robinnett”. É um caminho secreto e poucos conseguiram encontrar, já que o jogo não era fácil, e ninguém esperava por isso.

Em uma entrevista para o site toadstool.net , Warren explicou o porque de esconder créditos a ele mesmo escondido no jogo: 

“A maioria dos jogos do Atari 2600 eram totalmente desenvolvidos por uma única pessoa, e mesmo assim nós ficávamos apenas com nossos salários, sem receber nada dos enormes lucros gerados nem os créditos” […] “Era uma assinatura, como em uma pintura. Mas para que isso pudesse acontecer, eu tive que esconder a minha assinatura no código, em um lugar muito obscuro, e não contar a ninguém.

Manter o segredo não foi fácil. Eu estava muito tentado a dizer aos meus dois principais amigos na Atari, Tom e Jim Huether Reuterdahl, mas não contei nem à eles. Então eu entreguei a versão final do programa, e a Atari fabricou e distribuíu centenas de milhares de cartuchos de Aventure, e quando eles descobriram, já era tarde demais.”

Após isso, vários outros jogos começaram a inserir Easter Eggs em seus jogos e essa moda persiste até hoje. 

E você, caro leitor, ja encontrou algum easter egg? Qual? Deixe sua resposta nos comentários.














Um comentário em “O Primeiro Easter Egg dos Videogames

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *