Qual o melhor feijão para a saúde


>> Início :: Saúde e Beleza :: Qual o melhor feijão para a saúde



 FEIJÃO FRADINHO: Saúde blindada

Feijão de corda, caupi, feijão fradinho, conhecido em receitas típicas brasileiras não apenas agrada o paladar e a culinária, mas trata a saúde.

Com alto conteúdo proteico, energético, de fibras alimentares e de minerais, tais como: ferro, zinco, potássio, fósforo e magnésio, elevado conteúdo de fenólicos (antioxidantes), o feijão fradinho mostra-se uma alternativa excelente para complementação de proteína no prato do brasileiro. Como um típico feijão, o fradinho apresenta apenas deficiência de um aminoácido (metionina), mas que está presente no arroz. Assim, o casamento arroz e feijão fradinho reforça a qualidade proteica dos dois, Já sabe Qual o melhor feijão para a saúde?

 Feijão fradinho e doença cardiovascular

Uma proteína do feijão fradinho mostrou-se capaz de reduzir o colesterol total, LDL colesterol (“mau colesterol”) e discreto aumento do “colesterol bom” (HDL).

Segundo a pesquisadora, Karoline Frota, o feijão fradinho também ajudaria a reverter o depósito de gordura no fígado, em estudo com animais.

Proteína que ajuda destruir células cancerígenas

Feijão fradinho e câncer de mama

Um estudo feito por pesquisadores do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília  mostra que uma molécula encontrada naquele grão, chamada BTCI, mata células cancerígenas sem agredir células sadias. A observação foi feita na dissertação da aluna Graziella Joanitti que realizou testes in vitro, com a presença de BTCI em uma baixa concentração (400 micromolar).

Foram oito anos de estudo com a molécula BTCI(black eyed-pea Trypsin Chymotripsin inhibitor). No futuro essa descoberta poderá ajudar no tratamento do câncer de mama, com menos efeitos colaterais. (artigo da UnB Agência, 25/04/2011)

Feijão fradinho com efeito anti-bactérias

Uma outra qualidade do tão querido feijão foi a descoberta de cientistas da Universidade Federal de Pernambuco. Descobriram moléculas no feijão fradinho com propriedades antimicrobianas.  Chamadas de defensinas, tais moléculas poderão futuramente serem usadas no combate ao vírus causador da AIDS.



Assim, vale a pena introduzir o feijão fradinho no cardápio do dia. É vantajoso para o bolso e para a saúde.

 FROTA, KMG. Efeito da proteína de feijão caupi nos marcadores de risco para doença cardiovascular em pacientes hipercolesterolêmicos. 2011. 130f.[Tese de doutorado]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 2011.

LANDIM, LASR et al. Conteúdo de fenólicos totais, antocianinas, taninos e atividade antioxidante de três cultivares de feijão-caupi. III CONAC, 2013. Recife, Pernambuco.

FROTA, KMG. O feijão preferido dos nordestinos ajuda a baixar o colesterol. Programa Globo Repórter. Entrevista concedida a Graziela Azevedo.03/07/09. São Paulo. http://g1.globo.com/globoreporter/0,,MUL1215215-16619,00-FEIJAO+PREFERIDO+DOS+NORDESTINOS+AJUDA+A+BAIXAR+O+COLESTEROL.html

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. “Moléculas da cana-de-açúcar e do feijão-fradinho têm propriedades antimicrobianas. Agência de Notícias. Disponível em: https://www.ufpe.br/agencia/index.php?option=com_content&view=article&id=34464:a&catid=20&Itemid=77 Acesso em: 16.04.2015

 

 

 

>Contador de visitas
Sayaç
Contador de visitas
<br/














Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *