A importância do Baixista numa banda de Rock.

A importância do Baixista numa banda de Rock.

Meus caros amigos, nos últimos anos, tenho ido a centenas de eventos de motociclistas onde a atração principal sempre são as Bandas de Rock n’ Roll.

Uma, duas, três e as vezes até mais bandas se apresentam num mesmo dia, fazendo um perfeito”Festival de Rock”. E sempre percebi que o público anseia por se divertir, dançar, pular, cantar, independente de uma qualidade musical, porém se a música é boa, está tudo bem. Mas quando entra aquela banda Top, todos param, compenetrados, para admirar o SHOW MUSICAL, mas o que é um show musical ?

Um show musical é um conjunto de artistas, músicos, que se apresentam para um seleto público no intuito de agrada-los com sua apresentação musical, fazendo-os dançar, cantar e voltarem para casa, felizes, com a lembrança daquele show maravilhoso que participaram.

Como é bom ver um baterista quebrando tudo, as vezes parecendo até ter raiva de sua bateria como é bom ver um guitarrista fazendo um solo com o deslizar de seus dedos e sua palheta na bela e brilhante guitarra, ou uma guerra de guitarras com seu companheiro de banda. Um tecladista então é um grande plus num show musical, ainda mais se acompanhado por uma flauta transversa ou quem sabe um dourado saxofone. O vocalista nem se fala, pois ele geralmente é o centro das atenções.

baixo

Mas hoje vou falar do Contra-Baixista ou Baixista, que se você perguntar para a platéia, em um show, para que serve o baixo, muitos nem saberão explicar e outros pensarão que é mais um guitarrista, porém é um dos instrumentos mais importantes em uma banda, pois provê a fundação rítmica e harmônica, fazendo você sentir o pulso da música.

Mas o que tenho visto por ai, são baixistas sentados em caixas de som, ou apagados no fundo do palco, sem brilho, parecendo fantasmas, sem fazer arte, diminuindo assim a qualidade do Show Musical, mesmo que cumprindo bem sua função de músico, deixa a desejar na participação de um show, onde um público com os olhos brilhantes, desejam ver a participação de um grupo, ou seja uma Banda de Rock n’ Roll.

Quero deixar para vocês, um vídeo, como exemplo de um grande Baixista do Mundo, Billy Sheehan, que faz uma performance impressionante com seu baixo e fiquem tranquilos que não é minha pretensão que esse estilo seja implementado nos shows em eventos motociclísticos.[youtube

Finalizando, poderia citar muitos, mas quero deixar aqui, como representante de vários excelentes músicos, o meu apreço, a 3  baixistas do Circuito Motociclístico Nacional, que também servem de grande exemplo, de como os Baixistas, devem se apresentar num show de Rock n’ Roll.

Baixistas:

Fernando Martins – Banda Sanctuarium

Nando Faulhaber – Tuka’s Band

969872_526802114023475_912079297_n

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Teka Furtado – Banda Titâniateka

Um fraternal abraço a todos e muito Rock n’ Roll na veia.

Roberto Leal – www.viagemdorock.com.br

admin

Administrando o blog oskaras.com desde 28/06/2003 a bagagem é de mais de 14 anos, instrutor de informática, webdesign, seo e marketeiro, o que mais nos espera para 2018 ?

Optimized with PageSpeed Ninja