Trabalhar com locução é legal ?

Compartilhe com seus amigos !

A Voz
Onde fala o Comunicador

Rádio é um receptor que capta as ondas provenientes de uma Estação Radiofônica, a Emissora de Rádio onde os Locutores de Rádio usam a Magia e a Fantasia de Criar. Hoje existe apenas 2 Faixas de Ondas de Rádio que são as FM’s (frequência Modulada e as AM’s (Amplitude Modulada) essa segunda em extinção com a Criação das Comunitárias e possivelmente irão migrar para as FM’s.

Trabalhar em Emissoras de Rádio é como fazer Mágica. Fazer algo que ninguém vê como é a TV. Fica muito diferente quando a Emissora oferece Imagem via Net, aquelas rádios que mostra o locutor em câmeras quase fixas, em alguns casos com movimentos ou realmente online. Locutores de Rádio não deveriam aparecer durante sua Programação e sim em Eventos especiais da Emissora ou sendo contratado por outros Contratantes.

Trabalhar com Locução é algo de Mágico, tem que saber o momento certo de colocar as palavras no lugar certo. Ser locutor de rádio não é tarefa fácil como acham por aí. Tem que ter Dom e Feeling. Com atributos corretos e sem impostação da Voz o que se espera de um locutor é a descontração e não a repressão. O Profissional sabe o que tem que fazer e é só seguir o estilo da Emissora, pois cada emissora tem o seu.

Conheço alguns profissionais da área de Locução e posso dizer que muitos são ótimos e alguns poucos são enganação pura. Quando está no Ar é como dizem os Locutores, a concentração é apenas no conteúdo das palavras e a colocação das mesmas sobre o assunto, já que o locutor não tem texto para ler ao vivo é tudo de improviso.

Essa é a diferença entre os profissionais da área.  Quanto mais natural o profissional e mais tranquilo ele fica o ouvinte sente que o mesmo não está tentando unir uma frase e sim levando ao conhecimento do ouvinte sua cultura.

Locutores de Rádio são desrespeitados fora dos grandes centros onde a concentração dos Sindicatos não são atuantes. Falta respeito e ordem dos representantes que oferecem Concessões a uma maioria que nem sequer sabe como funciona a Emissora de Rádio. Isso é que nos deixa tristes de saber que um profissional de Rádio (locutor) não tem sequer um salário digno. Vive sem expectativas dentro da Emissora e ao mesmo tempo estão sendo substituídos por Amadores que acham que sabem falar ao microfone.

Locutores de Rádio são especiais e Mágicos que fazem de um momento a maior felicidade. Vamos voltar a falar sobre Emissoras de Rádio e com Profissionais que fazem a diferença onde passam. Aguarde que voltarei com muitos profissionais que se destacam no Brasil e Exterior, fica por aqui que volto em breve.


Compartilhe com seus amigos !

admin

Administrando o blog oskaras.com desde 28/06/2003 a bagagem é de mais de 14 anos, instrutor de informática, webdesign, seo e marketeiro, o que mais nos espera para 2018 ?