Omid Reza – o primeiro Blogueiro a morrer!

Compartilhe com seus amigos !

Omid Reza Mir Sayafi (também Omidreza Mirsayafi ) (1979/80 – 18 de março de 2009 na prisão de Evin em Teerã  ) foi um blogueiro e jornalista iraniano .

Mir Sayafi foi o primeiro blogueiro que morreu na prisão por sua publicação. Dois outros blogueiros foram mortos depois, e eles são o blogueiro do Bahrein Zakariya Rashid Hassan al-Ashiri , que foi morto em abril de 2011 e o blogueiro brasileiro Edinaldo Filgueira , que foi morto em junho de 2011.

O blog de Mir Sayafi não está mais acessível.  Mas com algumas pesquisas pode-se encontrar um arquivo contendo os posts do blog que levaram à sua prisão. A principal área de especialização de Mir-Sayafi era a música tradicional persa . Escreveu também poesia e escreveu artigos para periódicos de arte eletrônica em língua persa . Ele era aparentemente bem conhecido nos círculos da intelligentsia iraniana.

Em dezembro de 2008, Mir Sayafi foi condenado a dois anos e meio de prisão por supostamente insultar líderes religiosos e se envolver em propaganda contra a República Islâmica do Irã. Quando ele morreu, Mir Sayafi ainda estava esperando um julgamento adicional por insultar o Islã.

Alguns grupos de direitos humanos afirmam que sua morte segue um padrão de autoridades iranianas”negando cuidados de saúde urgentes a prisioneiros de consciência, resultando em sua morte”.

 

Vários grupos de mídia cidadã, como o Comitê para a Proteção dos Blogueiros , anunciaram o dia 18 de março como o dia da solidariedade com os blogueiros perseguidos . O Movimento 18 de Março foi criado em sua memória.

 

Primeiramente queria dizer que esta notícia já é antiga mas que é de interesse aos blogueiros que ainda não tiveram a oportunidade de vê-la, por tanto acrescentei ela a meu blog para que os blogueiros sejam atualizados de acontecimentos anteriores.


O Movimento 18 de março nasceu de uma tragédia. No dia 18 de março de 2009, o jornalista e blogueiro, Omid Reza Mir Sayafi morreu na Prisão Evin em Teerã. Sua morte foi decretada pelo regime iraniano sob a alegação de que ele estava insultando os líderes religiosos do país ao fazer “propaganda” contra a República Islâmica do Irã em seu blog.

Assim, Omid Reza tornou-se o primeiro blogueiro a morrer na prisão em conseqüência da sua atividade como blogueiro.

O Movimento 18 de março visa não apenas certificar-se de que a morte de Omid Reza seja lembrada, mas também deseja evitar que outros blogueiros perseguidos em todo o mundo, desapareçam em salas de interrogatório e prisões.

O Movimento 18 de março deseja ser a voz para blogueiros de todos os lugares do mundo que estão em risco de serem esmagados sob as pesadas máquinas da repressão.

Este dia, em memória a Omid Reza, é dedicado a todos os blogueiros que estão correndo riscos por exercer o direito de expressar a sua opinião. O Movimento visa mobilizar os blogueiros de todo o mundo para a necessidade se defenderem contra as ameaças à liberdade de expressão e, ao mesmo tempo, luta para que as proteções legais concedidas habitualmente a jornalistas sejam estendidas a nós blogueiros.

 

 

 

 

 

 

Assista este vídeo interessante:(Legenda em Inglês).

Descrição do vídeo:

Blogging. Uma ótima forma de exercer o direito à liberdade de expressão. Muitas pessoas fazem isso todos os dias. No entanto, muitos continuam a arriscarem as suas vidas ao expressarem opiniões na Internet, incluindo Omid Reza Mir Sayafi – Em 18 mar – um blogueiro iraniano que morreu na prisão sob a alegação de estar fazendo Propaganda.

 

OR318. Baixar. Receba.

 

Que o primeiro blogueiro a morrer na prisão seja o último. Liberdade de expressão.

Bom é isso né, Post aqui suas opiniões ou simplesmente comente, para que possamos discutir sobre o assunto que deixa blogueiros fervendo.
Mais informações: https://en.wikipedia.org/wiki/Omid_Reza_Mir_Sayafi


Compartilhe com seus amigos !
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

admin

Administrando o blog oskaras.com desde 28/06/2003 a bagagem é de mais de 14 anos, instrutor de informática, webdesign, seo e marketeiro, o que mais nos espera para 2018 ?