O que é um CDI? Certificado de Depósito Interfinanceiro

Compartilhe com seus amigos !

o_que_e_cdi 

 

É costume, de todo o mercado de aplicações financeiras no Brasil, comparar o rendimento dos investimentos com o rendimento do”CDI”.

Um CDI é um Certificado de Depósito Interfinanceiro (ou Interbancário) que consiste num título de dívida privado emitido por instituições financeiras para instituições financeiras, com o objetivo de transferir recursos entre as mesmas diariamente.

As instituições financeiras são obrigadas, por lei, a manterem determinados níveis de liquidez (quantidade de dinheiro disponível) em seus balanços e a fazerem depósitos compulsórios no Banco Central. Contudo, diariamente, esses agentes movimentam muitos recursos, podendo ficar com muito dinheiro em caixa ou com pouco dinheiro em caixa.

Dependendo do que acontecer devem ceder ou tomar dinheiro emprestado, a fim de reequilibrar o nível de liquidez de acordo com as exigências do Banco Central. Para isso, utilizam os CDI’s para captar ou ceder dinheiro entre elas.

Se os CDI’s são os títulos utilizados pelas instituições financeiras, nada mais natural que a taxa média dos juros desses títulos seja considerada a referência ideal para o custo do dinheiro na economia.

Pra ser mais claro, tudo na economia tem um preço médio ou uma taxa referencial, por exemplo, se você quer saber o preço de um carro consulta a tabela FIPE, índice de preços referencia do mercado, sendo assim, pra saber o preço do capital ou custo do capital, em qualquer economia, toma-se como referência a taxa que as instituições financeiras estão negociando entre si.

Então, quando o CDI está 10% e um CDB remunera 90% do CDI, quer dizer que remunera 9%, se um fundo rendeu 110% desse mesmo CDI, rendeu 11%, e assim por diante. Títulos de dívidas, tanto privados como públicos, assim como fundos são comparados ao CDI, como qualquer investidor deve saber, mas além disso todos deveriam comparar com o CDI suas próprias especulações e empreendimentos, afim de saber se ganharam bem mais do que ganhariam se tivessem um risco muito baixo.

Portanto, se você tem dinheiro e quer emprestar ou espera vê-lo render de alguma forma, nada melhor, pra saber se está auferindo um rendimento justo, do que comparar com os juros cobrados pelas instituições financeiras, que são os principais agentes do mercado. Todo investidor deve desejar pelo menos 100% do CDI em suas aplicações, com risco bem reduzido.

Boa sorte!


Compartilhe com seus amigos !

admin

Administrando o blog oskaras.com desde 28/06/2003 a bagagem é de mais de 14 anos, instrutor de informática, webdesign, seo e marketeiro, o que mais nos espera para 2018 ?