Excursão Pico dos Marins – trilha | fotos | Tempo | Mapa

Compartilhe com seus amigos !

pico_marins2

 

 

Descubra como chegar na montanha mais alta de São Paulo que é também a 26º mais alta do Brasil

 

Nossa aventura de hoje é uma das montanhas mais famosas do Brasil, não só pela sua beleza, mas pelas dificuldades da subida que atraem alguns montanhistas e a fama pelo mistério até hoje nunca desvendado do desaparecimento do escoteiro Marco Aurelio em  1982, historia que fez todo o país a conhecer esta que é a montanha mais alta do estado de São Paulo e 26º mais alta entre as montanhas do Brasil com 2.420,7m.

Para quem gosta de aventura já sabe que estou falando do Pico dos Marins, localizado na cidade de Piquete no interior de São Paulo, fazendo divisa com os estados de Minas Gerais e São Paulo entre a Serra da Mantiqueira. Com toda sua fama e vista deslumbrante o Pico dos Marins atrai todo ano milhares de aventureiros e amantes da natureza na busca de sua ampla e fantástica vista do Vale do Paraíba/SP, do Sul de Minas Gerais e das serras paulistas: Serra da Bocaina, Serra Fina e Quebra Cangalha.

pico_dos_marins

Mas se você não esta com o preparo físico em ordem melhor fazer um aquecimento antes de planejar sua trip para o Marins porque a dificuldade para se chegar ao cume do Pico não é tão suave para iniciantes em montanhismo, embora, para montanhistas experientes, não seja necessária a utilização de equipamentos de escalada, bússolas, GPS ou mapas, o trajeto até o cume é acidentado, longo e demorado, exigindo bastante esforço muscular e articular das pernas do montanhista e muito fôlego para resistir a cerca de 4 a 5 horas (ou mais) de caminhada intensa até o topo, dependendo do preparo físico do grupo.

É necessário guia experiente para se aventurar por lá não apenas pelo ocorrido com o Marco Aurélio, mas o local é bem fácil para se perder e dependendo das condições climáticas você nem pode subir, acontece até algumas vezes de você chegar à metade do caminho e dependendo do tempo você precisa voltar, ou seja, só venha se realmente a previsão do tempo tiver ótima.

A caminhada inicia-se em um local chamado Morro do Careca. A partir dele até o cume do Pico levam-se aproximadamente quatro horas sendo o ideal levar pouco peso apenas alimentação e bebida suficiente para um dia (3 litros). O retorno leva cerca de aproximadamente três horas.

Para os mais dispostos que buscam ficar mais tempo pertinho do céu, levando barraca, equipamentos de sobrevivência e segurança mais alimentos para acampar no cume o percurso pode chegar a cerca de seis horas e a descida em cerca de quatro horas e meia, dependendo claro do condicionamento físico do montanhista.

Devido à instabilidade do tempo nas montanhas, as fortes tempestades e raios em épocas de chuva o que ocorre de reduzir a visibilidade, prejudicando a navegação e trazendo risco a segurança, recomenda-se programar visitas ao Pico dos Marins nas temporadas entre o mês de Maio à Setembro onde geralmente as estações do ano são mais favoráveis.

Fora deste período não é seguro aventurar-se por lá sem falar que você não vai querer fazer tanto esforço para chegar até no topo e não ser recompensado com o esplendor da região e belas fotografias para recordação, não é?

pico_marins3

Como chegar: Para quem vem de São Paulo ou Rio de Janeiro:
O roteiro mais curto pode ser feito pela Estrada Viscinal José Rodrigues Ferreira logo após passar pela cidade de Piquete. Esta estrada leva à Vila dos Marins, mesmo estrada que leva ao Município de Marmelópolis/MG. As condições da estrada vicinal são muito boas, sendo de asfalto até a Vila dos Marins contudo é importante tomar cuidado com as curvas que são muitas. Após a vila a estrada segue pavimentação de bloquetes e alguns trechos de terra.

Recomendo vir com a câmera fotográfica à mão caso não esteja dirigindo, pois este trajeto é excelente para fotografias da paisagem e exuberância do conjunto montanhoso do Pico dos Marins que parece ficar maior à medida que você se aproxima. O trajeto é uma longa e sinuosa subida, é importante verificar o sistema de refrigeração do motor do carro.

Dica de Leitura: E para quem gosta de leitura fica a dica para conhecer mais a fundo todo mistério da história de Marco Aurélio que até hoje não foi encontrado nenhum vestígio do seu desaparecimento.  O fato rendeu história suficiente para Rodrigo Nunes escrever dois livros, “Operação Marins – O sumiço do escoteiro Marco Aurélio” e “Operação Marins 2 – novas descobertas”.

livro2 livro1

 

 

Quer conhecer mais pontos turísticos ? Clique Aqui!


Compartilhe com seus amigos !

admin

Administrando o blog oskaras.com desde 28/06/2003 a bagagem é de mais de 14 anos, instrutor de informática, webdesign, seo e marketeiro, o que mais nos espera para 2018 ?