Turismo santa fé

Compartilhe com seus amigos !

santa_fe

 

Prezados leitores, a recente visita do Papa ao Brasil me traz a necessidade de lembrar que dentre os diversos tipos de turistas e viajantes, temos a classe dos viajantes da fé, isso mesmo, o turismo da fé mais conhecido como turismo religioso.

O Brasil sendo um país de cultura bastante religiosa em sua maior parte católica e evangélica tem um forte e crescente turismo religioso, principalmente pela igreja católica por diversas comunidades, monumentos e movimentos religiosos espalhados por todo Brasil.

 

Hoje especificamente vamos nos concentrar no circuito religioso, nome que se refere a três cidades localizadas na região do vale do Paraíba no interior do Estado de São Paulo, sendo elas as cidades de Aparecida, Guaratinguetá e Cachoeira Paulista.

Região que também é muito explorada por aventureiros em busca de montanhas e cachoeiras, as Serras da Mantiqueira e da Bocaina e aqueles que buscam  lugares mais rústicos onde ainda se mantém uma cultura bem viva do Brasil. Posso escrever com muita propriedade e carinho ou paixão que também tenho por toda essa região já que vivo nesta região.

Voltando ao circuito religioso, nome que faz referencia a as essas três cidades por razão de estarem bem próximas uma da outra, ou melhor, cidades vizinhas que abriga uma série de referências que conduzem o devoto a busca da sua fé.

Tradando de uma forma mais precisa em menos de 30 km, temos três grandes centros de peregrinação internacional: o Santuário Nacional de Aparecida – considerado pelos católicos a padroeira do Brasil; o Museu do Frei Galvão – considerado pelo catolicismo recentemente o primeiro santo brasileiro, nascido em Guaratinguetá – e a Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista – berço de um dos maiores movimentos de evangelização do país.

A Cidade de Aparecida popularmente conhecida como Aparecida do Norte recebeu recentemente dia 24.07.2013 a visita do Papa, se você não planejou sua visita mesmo em outra oportunidade vale a pena conhecer a basílica nacional, tem um belíssimo projeto arquitetônico, construída em estilo barroco ela ocupa o terreno da primeira capela erguida em homenagem à santa aparecida em 1745. A nova é o maior santuário mariano do mundo, em forma de cruz abriga a imagem encontrada no rio Paraíba do Sul em 1717.

Como Chegar: De São Paulo a Aparecida – 180 km: SP-070 – Ayrton Senna da Silva/Governador Carvalho Pinto e BR-116 – Via Dutra, a empresa de ônibus Pássaro Marrom é a que costuma fazer o trajeto mais existem outras também que faz.

Do Rio de Janeiro a Aparecida – 264 km: Rodovia Presidente Dutra, a empresa de ônibus Sampaio é a que costuma fazer o trajeto para quem vai de ônibus.

 basilica

 

A cidade de Guaratinguetá, conhecida como cidade das garças tem coo atrativo no circuito religioso oMuseu e Casa de Frei Galvão (1739) – reformada em 1989, em comemoração aos 250 anos de seu nascimento. Alem do atrativo pelo Frei a casa tem seu valor histórico e sua arquitetura que conserva o estilo colonial da época; outra atração é a Catedral de Santo Antônio (1630) – origem do núcleo urbano da cidade, seu interior possui altar em estilo barroco, rococó mineiro e imagens barrocas. Há uma pequena capela com a imagem de Frei Galvão em tamanho natural.

Se você tiver vindo de Aparecida vai percorrer apenas 7 km, cerca de 5 a 10 minutos de carro e para finalizar o circuito em Cachoeira Paulista basta seguir em frente pela mesma rodovia por mais 28 km em menos de 30 minutos estará chegando na cidade da fé.

 casa-frei

A pequena cidade de Cachoeira Paulista hoje conhecida mundialmente através do nome da comunidade Canção Nova é onde se encontra a sede de uma das maiores comunidades católica do país, comunidade de evangelização que atua através dos meios de comunicação de Radio, TV e Web mundialmente dentre outras atividades diariamente como missas, retiros e congressos durante todo o ano. O Santuário de Santa Cabeça também é outro atrativo da cidade, seu nome se refere à cabeça de uma santa encontrada por pescadores no rio Tietê.

 cn

Onde Ficar: Nas cidades do circuito religioso você vai encontrar hospedagens de todo tipo de gosto, desde as mais luxuosas, de médio e de baixo valor, contudo todas elas costumam ser bem agradáveis com culinária típica da região. Cachoeira Paulista não tem muitos hotéis de luxo o mais conhecido é o Hotel Vigiano mais a cidade têm inúmeras pousadas, principalmente nos bairros mais próximos a Canção Nova, em épocas de Retiros mais chamativos algumas pessoas alugam suas próprias casas e vão dar um passeio com a grana extra.

Agora é só pegar a câmera fotográfica recordações e boa viagem.

 

Quer conhecer mais pontos turísticos ? Clique Aqui!


Compartilhe com seus amigos !

admin

Administrando o blog oskaras.com desde 28/06/2003 a bagagem é de mais de 14 anos, instrutor de informática, webdesign, seo e marketeiro, o que mais nos espera para 2018 ?