Substâncias essenciais para o seu organismo

Compartilhe com seus amigos !

SAÚDE E BELEZA

Saiba quais são substâncias essenciais para o seu organismo

substâncias essenciais para o seu organismo

Foto: Google Imagens

 

Manter uma alimentação saudável e balanceada é essencial para garantir a saúde, prevenir doenças e propiciar o funcionamento correto do corpo. Mas sabemos que, com a rotina agitada que o mercado submete as pessoas atualmente, fica muito mais difícil conseguir ter uma dieta equilibrada.

A correria do dia a dia faz com que muitas pessoas busquem opções mais rápidas e fáceis de preparar e consumir, optando pelos chamados alimentos ultraprocessados, que não são saudáveis e imitam comida de verdade. Mas as a conta sai cara, pois o excesso desses alimentos pode acarretar diversos problemas de saúde, como obesidade, pressão alta, diabetes e outras doenças crônicas.

Uma rotina alimentar deve fornecer os nutrientes essenciais para o seu organismo. Confira abaixo quais substâncias são indispensáveis para ter uma vida saudável!

Macro e micronutrientes

Antes de tudo é essencial você saber a diferença entre macronutrientes e micronutrientes.

Os macronutrientes, em sua grande parte, são aqueles nutrientes que ajudam a fornecer energia para o organismo e devem ser consumidos em maiores quantidades. Água, carboidratos em geral, proteínas e gorduras boas são alguns bons exemplos.

Os carboidratos são essenciais para o fornecimento de energia, evitando que as proteínas dos tecidos sejam utilizadas para isso. Eles são encontrados no pão, no arroz, frutas e em raízes como mandioca e batata doce.

As proteínas são importantes para o crescimento, manutenção e reparação dos tecidos, ajudando inclusive no sistema imunológico, já as gorduras mantêm a temperatura do corpo, promovem a saciedade protegem contra lesões.

Os micronutrientes por sua vez são compostos pelos minerais e pelas vitaminas. A principal função deles é facilitar as reações químicas do organismo. As vitaminas são importantes para o funcionamento do metabolismo e regulação da função celular.  Além disso, elas participam no metabolismo dos carboidratos, lipídios e proteínas.

Elas são classificadas pelas substâncias que a dissolvem, podendo ser lipossolúveis (Vitaminas A, D, E, K) que possuem afinidade pelas gorduras, ou hidrossolúveis, como é o caso do complexo B e da vitamina C, que se dissolvem na água.

Sais minerais

Os sais minerais também entram no grupo dos micronutrientes e incluem o zinco, cobre, cálcio, magnésio e ferro.  

Consumir zinco, por exemplo, é essencial pois contêm enzimas que participam do metabolismo energético. Ele está presente nos músculos, ossos, pele, rins, fígado, pâncreas, olhos e próstata. E contribui para o crescimento celular, maturação sexual e imunidade, além de ser um poderoso antioxidante.

Já o cálcio é indispensável para o desenvolvimento e saúde dos ossos, o ferro trabalha no adequado crescimento e desenvolvimento do organismo e funcionamento do sistema cardiovascular, só para citar alguns exemplos.

Segundo consta no Guia Alimentar para a População Brasileira, as pessoas devem consumir macro e micronutrientes em todas as refeições, em quantidades adequadas para cada organismo. Vale salientar que uma consulta ao nutricionista pode garantir um plano alimentar correto para a necessidade nutricional de cada um.


Compartilhe com seus amigos !

admin

Administrando o blog oskaras.com desde 28/06/2003 a bagagem é de mais de 14 anos, instrutor de informática, webdesign, seo e marketeiro, o que mais nos espera para 2018 ?

Comente esse post