As melhores dicas para looks formais masculinos

Muitos homens precisam se vestir de maneira formal para o trabalho, mas às vezes até para eventos sociais essas roupas são necessárias

Fonte: Free-Photos / Pixabay

Link: https://pixabay.com/pt/photos/terno-de-neg%C3%B3cio-neg%C3%B3cios-homem-690048/

Em muitas ocasiões os homens se veem obrigados a usar roupas mais formais. Alguns precisam delas para o trabalho, outros porque têm um compromisso importante e até para certos eventos esse tipo de peça é requerida.

Porém, quem não utiliza looks formais no dia a dia pode se ver bastante perdido no momento de montar um. Por mais que o tradicional combo de terno e gravata seja muito comum, nem sempre é fácil de se vestir corretamente utilizando esse estilo.

Se você tem esse problema, saiba que abaixo reunimos 5 dicas que vão te ajudar na hora de usar roupas mais formais.

#1 – Preste atenção no tecido do terno

O terno é uma peça chave quando se fala em look formal masculino. Ele costuma ser confeccionado em inúmeros modelos e no momento de escolher um desses é fundamental prestar atenção no tecido da roupa.

Há opções desenvolvidas com fibras naturais como a lã fria, o algodão, o linho e o tweed. A grande vantagem é que esses tecidos apresentam uma ótima respirabilidade e possuem um acabamento mais natural, sendo também bastante confortáveis. O ponto negativo é que ternos feitos com fibras naturais normalmente são mais caros.

Há também modelos produzidos a partir de tecidos sintéticos como o poliéster, a microfibra e a poli viscose.

Esses costumam ser um pouco mais quentes, não apresentam uma respirabilidade tão boa e visualmente falando são inferiores. Porém, seu preço é bem mais acessível.

#2 – Use a gravata para dar um toque de cor no visual

Grande parte dos ternos são desenvolvidos em tons mais neutros como o preto, o cinza e o azul marinho. Todas essas cores são consideradas básicas e fazem com que um homem fique bem vestido para qualquer ocasião.

Mas, muitas vezes, o look criado com um terno desses tons acaba sendo muito básico e sóbrio e é aí que entra a gravata.

A gravata é um acessório que serve para complementar a camisa social e o terno e que costuma ser confeccionada em inúmeras cores e modelos. Com isso, ela pode ser usada como uma forma de trazer mais graça e modernidade para o visual formal. 

#3 – Cuidado com a cor das meias

No momento de se vestir de maneira mais formal, uma dúvida muito comum entre os homens é se a meia deve combinar com a cor do sapato ou da calça.

O correto é que essa peça sempre tenha o mesmo tom da calça do terno. Ou seja, se você está com uma calça preta, a meia social deve ser dessa mesma cor. Então, nada de usar terno azul com meia marrom, certo?

#4 – Escolha corretamente o tom do cinto

Quando se fala em cinto a regra é diferente. Esse acessório deve ser combinado com a cor do sapato, porém, diferente do que era pregado antigamente, ele não necessariamente precisa ser igual.

É permitido usar cinto e sapato na mesma cor ou haver diferenças entre a tonalidade de um ou de outro, contanto que sigam a mesma cartela.

Logo, é correto usar essas duas peças exatamente no mesmo tom ou que haja uma pequena variação entre elas.

#5 – Deixe a barba bem cuidada

Não existe nenhuma restrição a respeito da barba em looks formais, mas para que ela combine com esse tipo de roupa é necessário que esteja bem cuidada e higienizada.

Portanto, caso exista algum pelo fora do lugar deve-se apará-lo, se for preciso pode-se lavá-la antes de sair e tônicos e óleos para hidratação dos pelos também são bem-vindos. 

Admin

Administrando o blog oskaras.com desde 28/06/2003 a bagagem é de mais de 14 anos, instrutor de informática, webdesign, seo e marketeiro, o que mais nos espera para este ano ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *