A importância do acompanhamento profissional no emagrecimento

SAÚDE E BELEZA

A importância do acompanhamento profissional no emagrecimento

Foto: unsplash.com

A quarentena modificou a rotina de todo mundo e atrapalhou o processo de emagrecimento de muitas pessoas, deixando o projeto fitness 2020 de lado. Com o retorno gradativo das atividades e práticas seguras de exercícios, muita gente está tentando eliminar aqueles quilos a mais que ganharam durante o isolamento social mais severo.

Neste contexto, é muito fácil cair nas armadilhas que parecem, num primeiro momento, milagrosas: dieta da sopa, das proteínas, não comer mais nada depois das 18h, contar calorias e outras infinidades de opções que podem ser perigosas à saúde. Por isso, é de extrema importância o acompanhamento profissional durante o processo de emagrecimento.

Em entrevista ao portal Eu Atleta, a nutricionista Cristiane Perroni destaca que dietas sem orientação profissional podem causar problemas como deficiência de nutrientes, falta de carboidratos, excesso de gorduras e proteínas e efeito sanfona, dentre outros riscos. “Dietas sem acompanhamento são restritivas e não levam em conta estado de saúde, hábito alimentar e estilo de vida do indivíduo, não têm preocupação em promover educação nutricional e, o mais complicado, não conseguem acompanhar a manutenção do peso perdido”, afirma a nutricionista.

Um nutricionista pode medir as porções corretas de cada refeição, pensando em um emagrecimento com qualidade de vida. O mesmo vale para os suplementos alimentares, que devem ser ajustados na alimentação. Um dos prescritos para quem quer emagrecer é o queimador de gordura, complemento alimentar utilizado para estimular a perda de peso corporal. Em geral, esse efeito ocorre mediante um aumento do gasto de energia, o que vai exigir uma maior destruição dos lipídios armazenados para obter energia.

A rotina alimentar deve fornecer os nutrientes essenciais para o seu organismo. Algumas boas dicas para quem quer emagrecer é começar a diminuir o consumo de açúcares, optar pelas versões integrais sempre que disponível e fazer cinco ou seis refeições ao dia, em pequenas quantidades, priorizando alimentos naturais, com menos calorias e aumentando o consumo de frutas, verduras e legumes, além de, é claro, beber muita água.

A prática de atividade física também é uma excelente aliada no processo de emagrecimento, devendo ser orientada por profissionais de Educação Física para evitar lesões. “Os treinos aeróbicos são ideais para queima de gordura, já que captam a gordura corporal como reserva energética do corpo, por isso são exercícios que ajudam a emagrecer. São atividades como corridas, caminhadas, bicicleta e natação”, afirma o educador físico Alexandre Augusto, ao site Marcio Atalla.

Segundo o educador físico Marcio Atalla também é importante saber a diferença ente emagrecer e perder peso. “Emagrecer é perder gordura. Se você tem 10 quilos de gordura no corpo e perdeu 100, 500 gramas ou um quilo dessa quantidade, você emagreceu, mesmo que seu peso tenha subido na balança”, afirma em seu site. “Durante o emagrecimento pode ocorrer o ganho de peso de maneira saudável, por meio do aumento de massa magra”, esclarece.

Paulo Espíndola

Administrando o blog oskaras.com desde 28/06/2003 a bagagem é de mais de 14 anos, instrutor de informática, webdesign, seo e marketeiro, o que mais nos espera para este ano ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

close