Como manter sua casa longe dos fungos e bactérias


Saiba como evitar o desenvolvimento desses microrganismos no seu lar

Os fungos e as bactérias são microrganismos invisíveis a olho nu que podem levar a uma série de problemas de saúde.

Eles são responsáveis por dar início a alergias, podem causar doenças respiratórias e ainda são capazes de criar lesões na pele, como as tão conhecidas micoses. Por isso, é muito importante manter a casa livre desses pequenos agentes.

Não é difícil de conseguir isso e tomando alguns cuidados o ambiente irá ficar saudável, confortável e sem mofo, que é uma das alterações mais visíveis geradas pelos fungos.

Confira abaixo quais são as principais atitudes que você deve ter para a sua casa não se infestar com esses microrganismos.

Livre-se da umidade

Os fungos e as bactérias têm preferência por locais úmidos e quentes e é neles que conseguem se proliferar.

Por isso, a melhor maneira de manter a casa sem esse problema é a deixando ventilada e sem pontos de infiltração ou umidade. Então, deixe as janelas abertas, principalmente pela manhã, que é quando o ar está mais puro e os insetos não costumam invadir os ambientes.

Limpeza

Estabelecer uma rotina de limpeza para a casa é mais uma forma de impedir que microrganismos se alojem dentro dela. A recomendação é que as pias dos banheiros e cozinhas sejam limpas uma vez ao dia, já o piso e o ambiente em geral pode ser higienizado uma vez por semana.

Um bom equipamento que pode ser usado para isso é a enceradeira doméstica, que além de deixar o piso brilhando, ainda faz uma limpeza profunda.

Já os tapetes, sofás, armários e colchões também devem ser limpos a cada sete dias e o vinagre é um excelente produto para eliminar os fungos nesses locais.

Para usá-lo basta diluir meio copo de vinagre 6% ácido acético em meio copo de água e fazer a sua aplicação sobre as superfícies com o lado amarelo de uma esponja.

Sempre troque a esponja de lavar-louças

Segundo um estudo realizado pela Faculdade DeVry Metrocamp, em 15 dias de uso uma esponja de cozinha pode acumular 680 milhões de fungos e bactérias.

Para não ter uma fonte de contaminação limpando suas louças o ideal é fazer a troca desse item toda semana e realizar a sua desinfecção uma vez ao dia. Esse processo é bem simples de ser feito e basta deixar a esponja mergulhada no vinagre por cerca de 15 minutos diariamente.

Elimine o mofo das paredes

Se na sua casa já existe alguma parede com mofo é fundamental eliminá-lo. Isso também não é difícil e em poucos minutos o problema será resolvido.

A água sanitária é excelente para eliminar o bolor e deve-se misturar 100 ml dela em 1 litro de água. Em seguida passe essa mistura sobre a mancha, deixe agir por 30 minutos e retire com uma esponja. 

Coloque as toalhas para secar após o banho

É muito comum que depois do banho as pessoas deixem suas toalhas úmidas penduradas dentro do banheiro, mas esse pode se tornar um foco de contaminação de fungos e bactérias.

Para evitar isso o mais indicado é estender as toalhas em um varal ou em um local mais arejado para que elas sequem completamente e não fiquem com mau cheiro ou mofo. 

Paulo Espíndola

Administrando o blog oskaras.com desde 28/06/2003 a bagagem é de mais de 14 anos, instrutor de informática, webdesign, seo e marketeiro, o que mais nos espera para este ano ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

close