Cosméticos e alimentos que previnem o aparecimento das rugas

SAÚDE E BELEZA


Muitos alimentos e cosméticos têm em sua composição ativos que conseguem dar
mais firmeza para a pele e evitam o desenvolvimento das rugas e linhas de expressão

Fonte: Kimia Zarifi / Unsplash

Conforme o tempo vai passando, o corpo começa a perder colágeno, que é uma proteína responsável por dar firmeza para a pele e as estruturas que não são sustentadas pelos ossos.

Esse é um processo natural que resulta no aparecimento das tão temidas rugas e linhas de expressão.

Por mais que todas as pessoas passem por isso enquanto envelhecem, existem maneiras de retardar esse processo. Para isso há diversos alimentos e cosméticos que são verdadeiros aliados, abaixo te mostramos os principais deles.

1 – Alimentos que contém vitamina E

Muitas vitaminas possuem um papel importante na prevenção das rugas. Um exemplo disso é a vitamina E, que tem um alto poder antioxidante e age na prevenção do envelhecimento.

Ela pode ser encontrada em alimentos como castanha do Pará, amendoim, amêndoa, pistache, ameixa seca e abacate.

2 – Frutas ricas em vitamina C

Muitas frutas como laranja, morango, kiwi e mamão oferecem grandes quantidades de vitamina C e devem ser consumidas por quem quer evitar as rugas e linhas de expressão.

Essa vitamina, além de melhorar o sistema imunológico, estimula a produção de colágeno, consegue atenuar e prevenir os sinais do envelhecimento, reduz manchas, recupera o viço e uniformiza a textura da pele. 

3 – Carnes e frutas que estimulam a produção de colágeno

O colágeno é um componente fundamental para manter a firmeza e a elasticidade da pele e prevenir o surgimento das linhas de expressão e rugas.

Existem diversos suplementos de colágeno que podem ser tomados para evitar os sinais do envelhecimento, mas muitos alimentos também podem ajudar nisso.

A carne bovina tem um alto teor de colágeno, assim como os peixes e as frutas cítricas e vermelhas. Por isso, recomenda-se inseri-los na alimentação diária.

4 – Creme antirrugas

Os cremes antirrugas contam com uma fórmula que contém ativos que previnem o surgimento ou atenuam as rugas e linhas finas, além de auxiliar na hidratação da pele.

Esse é um dos cosméticos mais utilizados por quem deseja combater os efeitos do envelhecimento. Ele pode ser usado por qualquer pessoa adulta, a partir dos 25 anos, e quando é feito o seu uso contínuo gera benefícios visíveis para a pele.

5 – Cremes antioxidantes

Depois que os benefícios dos antioxidantes para a pele foram descobertos muitos são os cosméticos que passaram a ser produzidos a partir deles.

Os cremes antioxidantes, como são chamados, atuam neutralizando os radicais livres que aceleram o processo de envelhecimento, algo bastante parecido com a ação da vitamina E.

Graças a isso, esses cosméticos conseguem prevenir e reduzir rugas e linhas de expressão, recuperam a elasticidade da pele, melhoram a cicatrização e são potentes lubrificantes.

6 – Protetor solar  

A radiação solar é uma das principais causadoras das rugas, pois destrói as fibras de colágeno da pele. Por isso, o uso de protetor solar é muito recomendado para prevenir os sinais do envelhecimento. Ele deve ser utilizado todos os dias, independente se há sol ou não, e o ideal é optar pelos que possuem um fator de proteção solar (FPS) maior que 30.

Paulo Espíndola

Administrando o blog oskaras.com desde 28/06/2003 a bagagem é de mais de 14 anos, instrutor de informática, webdesign, seo e marketeiro, o que mais nos espera para este ano ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

close